top of page

A casa dos sonhos da Barbie

  • Foto do escritor: Arthur Luchtemberg
    Arthur Luchtemberg
  • 20 de jun. de 2023
  • 3 min de leitura

Atualizado: 5 de jul. de 2023

Daqui a um mês, estreará o filme da Barbie, e eles deram uma prévia do que veremos nas telas.

No set de gravação do filme da Barbie, cada detalhe foi cuidadosamente planejado para criar uma atmosfera única. O estilo predominante é o Mid-Century, característico do fim dos anos 1950 até 1960, que remete ao sonho americano e se caracteriza por um design minimalista, com linhas fluidas e orgânicas que valorizam o espaço.


A casa da Barbie reflete essas características, com espaços amplos, telhados horizontais e painéis de vidro substituindo paredes. O quintal e a varanda se integram à vida social, e as áreas de lazer, como a piscina, são evidentes no cenário.


Uma peculiaridade marcante da casa da Barbie é a ausência de paredes externas, exceto pela presença de uma porta. Essa característica que nos brinquedos possibilita que as crianças brinquem, no filme permite que a própria Barbie tenha uma visão completa da Barbieland, podendo cumprimentar outras Barbies assim que acorda.


No térreo, encontramos a sala de estar, o bar, a cozinha e a piscina. Clássicos do estilo Mid-Century, como as cadeiras e a mesa Saarinen e o balanço Bubble, reforçam a estética modernista. Elementos como televisões redondas, abajures em formato de bolas empilhadas e sofás curvos completam o visual, que é marcado pela simplicidade e limpeza estética.

A cor rosa, juntamente com o azul e o amarelo, domina o ambiente. Os acabamentos, mesmo que feitos com pedras, madeira e outros materiais, são todos em tons de rosa. Da lareira, à cozinha e aos armários, tudo é revestidos com essa cor. De fato, a predominância do rosa chegou a esgotar o estoque de tintas rosa da marca Rosco, e ainda há tons em falta no mercado.


A mistura de objetos reais com imagens em 2D, representando elementos de brinquedo da Mattel, é feita de forma convincente. Por exemplo, o forno tem a aparência de um forno real, mas os botões são adesivos com o logotipo da Barbie. Os queimadores do fogão têm o desenho do "B" da Barbie. A geladeira possui partes adesivadas e outras com um aspecto mais realista.

A falta de elementos naturais, como fogo e água, é uma característica do mundo da Barbie, então o cenário precisa refletir isso. A piscina, por exemplo, é representada por um adesivo com iluminação de LED para criar um efeito interessante. O fogo é simulado com papel celofane e as bolhas da banheira são de bolas de plástico.

No segundo andar, o closet assemelha-se a uma caixa de boneca, com portas de acrílico transparente para simular o plástico da embalagem. E apesar da falta de água, a casa da Barbie possui um banheiro completo, com chuveiro, pia e banheira.


É possível perceber diferentes escalas entre os objetos, comum aos brinquedos, já que uma escova de dente, por exemplo, na escala correta seria impossível de brincar. Então alternando entre a cima ou abaixo da escola correta, tudo reflete o mundo nem tão real da Barbie, tudo foi pensado para realmente parecer brinquedos infantis.

O último andar abriga a cama da Barbie em formato de coração, com um cobertor de lantejoulas, sendo um dos elementos das casas da Barbie que refletem a personalidade de cada uma delas, assim outras Barbies terão camas com temáticas diferentes.


E para completar um escorregador conecta o quarto à piscina, adicionando diversão ao cenário e sendo um elemento usado pela Barbie para descer para o café, porém apesar de ser uma casa de três andares, a Barbie "flutua" ao entrar em seu carro, como se uma criança a pegasse e a colocasse lá.

Ao observar a maquete e o set finalizado, é evidente a semelhança entre eles, pois tudo foi feito para parecer plástico. O fundo do set foi pintado a mão, com uma paisagem super saturada, que se estende ao plano de fundo, criando a sensação de um mundo artificial de propósito.

Os detalhes que vão desde a caixa de correio decorada com pássaros até as cartas escritas com letras que imitam a escrita infantil, parecendo palavras, mas mesmo assim ilegíveis, mostram que a cenografia do filme é um elemento indispensável para transportar a todos para o mundo encantado de Barbieland.


Então, você está ansioso pelo filme? Porque por aqui estamos todos Barbiezados.


 
 
 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page