O BBB não é uma casa!
- Arthur Luchtemberg
- 19 de jan. de 2022
- 3 min de leitura
Começou o BBB e com ele conhecemos 'a casa’ e eu te convido a fazer uma análise tendo em mente que: O BBB é um reality show, ele se baseia na vida real, mas não é uma vida real!
Então, a ‘casa do BBB’ na verdade é um cenário de um programa de televisão, ele tem um layout de casa, mas é um cenário! Ele precisa chamar atenção, mais do mexer com o psicológico dos participantes os cenários do BBB são pensados para que visualmente seja atrativo para o público que assiste.


Se você comparar a sala desta edição e da 3ª edição, a intensão delas é completamente diferente, ela deixa de ser uma imitação de uma sala de estar e vira um espaço com sofá, porém não tenta se parecer uma sala de estar e visualmente é muito mais interessante como produto visual!

Os quartos são temáticos pelo mesmo motivo! Quando o programa precisa fazer uma edição para ‘contar’ uma história, ter a mudança muito marcada dos ambientes torna muito mais atrativo! Além de, o BBB licenciou a marca a partir de 2021 e provavelmente veremos inúmeros objetos desses sendo vendidos!


No quesito cor, um ambiente sem nenhuma cor ou só de uma cor, gera confusão visual muito maior do que as decorações da casa – tanto que ‘a prova de fogo’ deles é o quarto branco! Então trazer cor para toda a casa é muito mais um cenografia do que um projeto residencial.
Quanto a iluminação excessiva – a mesma coisa: é um programa de televisão! Se fosse filmado com a luz da sua casa funcionaria? Eles precisam de muita luz, tem câmera 24h por dia, você quer enxergar os participantes – tanto que se prestar atenção da pra ver que as luzes são mais ‘localizadas’ conforme uso, no espaço externo tem iluminação, tudo isso pensado para que seja interessante para a televisão.

O que realmente incomoda no BBB e que gera atritos na dinâmica e a culpa é ‘da casa’:

- Não tem camas suficiente para todos os participantes nesse início de programa! Isso já vai gerar um desconforto de convivência
- Nos quartos não tem espaço para guardar as roupas, na verdade, tem, mas é muito pouco – tanto que no BBB21 o quarto era chamado de ‘lixão da mãe Lucinda’

- Só tem 1 chuveiro na casa: para TODO MUNDO! Isso com certeza incomoda mais que uma parede colorida

- Cozinhas separadas, porém juntas! A separação entre a Xepa e o VIP já é para causar estresse! Junte isso a questão de não poder usar e comer na cozinha errada pois perde estaleca. Além disso, as cozinhas separadas permitiam os grupos conversarem sem parecer estar ‘falando’ sobre o jogo, ao juntar elas não permitem mais isso.

ALERTA DE TENDÊNCIA!
A cozinha da XEPA trás normalmente ‘a cozinha do brasileiro médio’ e ela veio esse ano muito mais neutra e natural e a cozinha do VIP normalmente é uma ideia mais exagerada de ‘luxo’ e esse ano trouxe cores!
- Biofilia só para além dos muros! A falta de elementos naturais, até uma planta que fosse, nada, até a grama é sintética (não teria como uma grama ficar verde e sem estragar com tantas pessoas numa casa e sem manutenção adequada) em um jogo de dias ‘infinitos’ não perceber essa passagem do tempo é um fator que pode gerar estresse.

Sim o BBB é pensado para ser estressante, mas o papel que a casa tem no jogo é bem mais sutil e muito mais complexo do que só a decoração, lembre-se são muitas pessoas convivendo com desconhecidos por 3 meses, isso já é um desafio para a maioria.
Comments