Ta ouvindo? SoundBranding
- Arthur Luchtemberg
- 23 de jun. de 2023
- 2 min de leitura
O som que ajuda a vender

Empresas investem fortunas na criação e alteração de logomarcas, mas sabia que a associação de imagens visuais com outros sentidos é muito mais eficaz? O Sound Branding, ou branding sonoro, existe desde 1950. A Kellogg's, por exemplo, passou anos cultivando um som característico para que as pessoas percebessem a diferença ao comerem seus cereais. Imagine morder uma Ruffles e não ouvir aquele barulhinho?

Mas o Sound Branding vai além do som de um produto. No Brasil, o exemplo mais famoso é o 'plim plim' da Rede Globo, que ficou tão conhecido que o Faustão usava o termo 'reclames do plim plim' por anos em seu programa. A Netflix é outra gigante das telas, que também se destacou com o icônico 'tudum', que marca o início de suas produções originais e ficou tão conhecido, que hoje a onomatopeia é o nome do seu festival de lançamentos.
O som é tão poderoso que pode influenciar nosso comportamento, quem nunca foi embora de um lugar porque o som era ruim? A Seven Eleven usou música de elevador para afastar adolescentes de suas lojas. A diferenciação sonora é tão importante que as gravadoras buscam artistas com timbres incomuns para se destacarem no mercado musical altamente competitivo.

Uma marca que planeja e aplica o Sound Branding de forma correta cria uma identificação duradoura com seus clientes, impactando-os não apenas visualmente, mas também auditivamente.
Pense no som da sua marca e da sua loja. Você usa aleatoriamente o Spotify? Ou pior, utiliza um
som genérico que não se conecta com ninguém? Planejar a música ambiente em seu espaço comercial faz com que os clientes se sintam mais conectados à sua marca. Leve em consideração o que seu público-alvo gosta de ouvir, pois isso influenciará diretamente quanto tempo eles ficarão em seu estabelecimento.
Não perca a oportunidade de criar uma identidade sonora única e marcante para sua marca. Faça com que seus clientes se lembrem de você não apenas pelo visual, mas também pelo som.
Comments