O marketing imersivo da Barbie
- Arthur Luchtemberg
- 5 de jul. de 2023
- 2 min de leitura
O papel da arquitetura nas estratégias de divulgação do novo filme da Barbie

Recentemente, avaliamos a "Casa da Barbie", ou melhor, o set de filmagens criado exclusivamente para o filme da Barbie. Porém, com o passar dos dias e cada vez mais perto da estreia do longa nos cinemas, percebemos que isso é apenas o começo das estratégias de marketing para o lançamento.
Fica cada vez mais evidente que a Barbie é muito mais do que uma simples boneca; ela é o centro de um universo cuidadosamente construído para sua existência.
Para reforçar essa ideia, viralizou recentemente a "Casa da Barbie" - dessa vez, uma casa real em Malibu, que teoricamente as pessoas poderiam alugar pelo Airbnb, mas estará disponível por apenas dois dias através de um sistema de sorteio.

Utilizando-se do poder da narrativa, o morador da casa é o Ken, que está morando na casa da Barbie enquanto ela viaja para divulgar o filme. A casa foi reformada exclusivamente para a divulgação do filme e não com o intuito de lucrar diretamente, mas o buzz gerado em torno dela provavelmente já pagou o investimento.
Além disso, outros “espaços" também se tornaram diferenciais importantes para divulgar o filme. O hotel que recebeu as entrevistas com os atores foi transformado no "Hotel da Barbie", com uma decoração totalmente rosa e o logo da Barbie em quase todos os móveis, a imersão planejada para os jornalistas foi, propositalmente, criada para reforçar o poder da marca Barbie.
Já em Los Angeles, há uma experiência imersiva da Barbie, onde as pessoas podem andar por espaços projetados para parecerem um mundo da Barbie, e observarem de perto, diversas Barbies e acessórios originais do brinquedo.
Enquanto em Chicago e Nova York, lançaram um café Barbie em Malibu, que conta até com ringue de patinação da Barbie, e os patins do filme já estão à venda, mesmo eles tendo aparecido somente no trailer!
Tudo isso sem o filme ter sido lançado!
Essa abordagem de marketing, aposta em experiências imersivas para fazer com que as pessoas se sintam como a boneca, levando-as para esse mundo cor-de-rosa e de plástico, onde tudo é pensado nos mínimos detalhes, como bem disse Aqua "Life in plastic, it's fantastic"!
Em todas as estratégias, até agora, podemos perceber que a arquitetura desempenha um papel crucial na construção do "mito da Barbie", que vai além do que a boneca sozinha pode representar.
O filme almeja que nos sintamos parte desse universo encantador, e torcemos para que o filme, esteja à altura da qualidade das inúmeras ativações criadas para ele, em um momento em que a indústria cinematográfica enfrenta tempos menos brilhantes, com cada vez menos filmes alcançando bilheterias expressivas, mas a estratégia empregada em torno da Barbie pode ser um diferencial para seu sucesso.
E se você está tão ansioso para esse lançamento, quanto nós, saiba que já foram lançados uma coleção de tapetes e uma boia em formato de "B", além de parcerias com diversos ramos, desde sorveterias até cosméticos, para que você possa se sentir um pouco mais como a própria Barbie.
Embora não saibamos exatamente quanto foi gasto no marketing desse filme, uma certeza existe: fomos impactados! Então vamos aproveitar a oportunidade e mergulhar nesse universo da Barbie, que vai além de uma simples boneca.
Comments